Marcadores

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Minha paixão por Versailles


   Como sugere o título, nutro grande paixão por esse lugar, Versailles: um dos mais belos entre os patrimônios mundiais, transformado de modesto pavilhão de caça ao mais luxuoso palácio do mundo !
   Considero que toda a arte francesa se concentra ali, traços do Barroco (A palavra barroco, originalmente “pérola deformada”, exprime de forma pejorativa a ideia de irregularidade. Suas obras são rebuscadas, expressam exuberância e emoções extremas) e imperando o Rococó (estilo que estava bem em alta na época, o Rococó refinava a arquitetura pomposa do barroco, caracteriza-se pelo excesso de curvas e pela abundância de elementos decorativos, como conchas, laços, flores e folhagens. A temática é inspirada nos hábitos da corte e na mitologia greco-romana). Perfeito, não ?
   Assim é cada centímetro cúbico do Palácio de Versailles graças a um de seus moradores: Luís XIV, "Rei Sol" e sua corte faustosa...
   Seu bordão ?
 - "O Estado sou eu !"
   De fato, o monarca conseguira criar todo o esplendor que almejava e o ligar a sua pessoa.
   Mais tarde ali, em 1770 Luís XVI se casou com Maria Antonieta, quando os dois ainda eram adolescentes. Toda a trajetória dela é bem interessante, mas nesse momento seus aposentos serem a referência em questão.



                 Seguem algumas fotos  de seu simplório aposento. Quase nada "w.o.w" !
       Enfim...tempos da realeza, queridos...rs  































Espero que apreciem, até a próxima !


Nenhum comentário:

Postar um comentário