Marcadores

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Escutem o Confúcio ! Pombas !


    Atualmente duas palavras definem a sociedade dividindo-a em dois grupos:  Egoístas e Altruístas.
    Por um lado os egoístas e seus respectivos interesses; indiferentes, manipuladores, limitados a visão do próximo somente como um instrumento de uso momentâneo.

   Egoísmo; do latim. O radical ‘ego’  → eu; primeira pessoa do singular do pronome pessoal latino, e significa algo como "amar a si mesmo".
   Do egoísmo derivam o "egocentrismo"- ato imbecil de estabelecer seu próprio EGO como centro do Universo, e também o ‘egotismo’ - aquela mania "elegante" de sempre falar de si ou o sentimento exagerado da própria personalidade. "Egotismo’ de certa forma também significa também egoísmo, um egoísmo mais refinado, mas ainda assim um culto narcisista de si.

      Como outrora disse o médico, alquimista e botânico Paracelmo : “A diferença entre o remédio e o veneno está na dose” da mesma forma é a medida do ego/egoísmo, em pequena dose pode ter proveito; representa em nós a tendência inata de preservação, de crescer, desenvolver-nos. Mas quando esse estímulo ao egoísmo se torna exacerbado tudo se torna permitido ainda que esmagando todos ao redor. Nada de escrúpulos, de limites, nada de divisão, de solidariedade, de compartilhamento...NADA !

      Mas se por um lado a noite se faz escura, é certo que o sol irá brilhar pela manhã, e assim como existem o egoísmo e suas derivações, existe ainda aquilo que chamamos "altruísmo".
      Numa extremidade está o egoísta, e na outra, o altruísta. Se a característica do egoísta é trapacear, embair e enganar para levar vantagens pessoais; a do altruísta é a generosidade, a nobreza, o amor ao próximo e o caráter reto. Um valor que se forja no dia a dia, desde a mais tenra idade e nos acompanhando em nossa evolução pela vida. Sendo assim, é dever dos pais incitarem a importância de acoplar este valor fundamental para a saúde espiritual e social à personalidade de seus filhos, da mesma forma as escolas deveriam assumir um compromisso explícito em  trabalhar mais essa questão, não só através do ensino formal, mas, sobretudo inserindo esta reflexão em práticas como jogos educativos, e arte.
     A Arte não pode mudar o mundo, mas pode mudar a cabeça de pessoas que podem mudar o mundo. 

    "Deixa o caráter ser formado pela poesia, fixado pelas leis do bom comportamento e aperfeiçoado pela música."
   
 Confúcio

     Uma sociedade que deixa as oportunidades ao alcance de todos, fraterna, solidária e progressista se desenvolve de forma estável, principalmente quando conduzida e composta por indivíduos altruístas.  
     Um brinde aos altruístas !


                      

 
   Um beijo,
   Saritah



2 comentários:

  1. "A diferença entre o remédio e o veneno está na dose”. Há pessoas que são extremamente altruístas, que não pensam em si, há pessoas que são extremamente egoístas, só pensam em si...

    Precisamos saber ser o necessário para si e para todos no momento certo, na medida certa.

    Parabéns pelo post Sara.

    ResponderExcluir